Avaliação das PME face à Internacionalização

Simulador por Sector RIS3, por NUT3 e por Secção CAE

Média Final
em Todos os Sectores,
em Todas as NUTs e
em Todos os CAEs
63 %
Empresas competentes para a internacionalização.
As empresas desenvolvem algumas atividades de internacionalização com resultados práticos

Indicadores por Perfil e Parâmetro

PERFIL INTERNO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO
Ambiente e cultura organizacional para a internacionalização
68%
Recursos internos para a internacionalização
67%
Competências internas para a internacionalização
75%

RELAÇÃO COM O MEIO ENVOLVENTE PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO
Relação com o sistema e agentes de apoio à internacionalização
59%
Relação com clientes e fornecedores, para as atividades de internacionalização
62%
Relação com parceiros estratégicos locais e internacionais, para as atividades de internacionalização
64%

DEVENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Desenvolvimento de atividades de exportação
61%
Desenvolvimento da estratégia de marketing internacional
61%
Certificações e prémios com reconhecimento internacional
58%

RESULTADOS DAS ATIVIDADES DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Resultados operacionais e de marketing das atividades de internacionalização
61%
Resultados económicos e financeiros das atividades de internacionalização
58%
Resultados societais das atividades de internacionalização
51%

Indicadores Específicos

PERFIL INTERNO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO
Ambiente e cultura organizacional para a internacionalização
A missão, cultura e visão da empresa tem um caráter inovador e internacional
62%
Liderança
71%
Modelo organizacional
71%
Estratégia para a internacionalização
68%
Recursos internos para a internacionalização
Capacidade produtiva, tecnica e tecnológica para a internacionalização
76%
Tecnologias de informação e comunicação para a internacionalização
57%
Recursos financeiros para a internacionalização
66%
Estrutura de recursos humanos para a internacionalização
64%
Potencial de internacionalização do produto / serviço
74%
Competências internas para a internacionalização
Competências dos colaboradores para os processos de internacionalização
75%
Capacidade de vigilância sistemática dos mercados internacionais
73%

RELAÇÃO COM O MEIO ENVOLVENTE PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO
Relação com o sistema e agentes de apoio à internacionalização
Grau de interação com agentes do sistema de apoio à internacionalização
69%
Acesso a fontes de financiamento do sistema financeiro para a internacionalização
53%
Acesso a sistema de incentivos para a internacionalização
51%
Relação com clientes e fornecedores, para as atividades de internacionalização
Intensidade relacional com os clientes para o desenvolvimento de atividades de internacionalização
64%
Intensidade relacional com fornecedores, prestadores de serviços e/ou distribuidores para o desenvolvimento de atividades de internacionalização
60%
Relação com parceiros estratégicos locais e internacionais, para as atividades de internacionalização
Intensidade relacional com parceiros estratégicos empresariais locais para o desenvolvimento de atividades de internacionalização
73%
Intensidade relacional com parceiros estratégicos internacionais
58%

DEVENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Desenvolvimento de atividades de exportação
Capacidade exportadora e de gestão da internacionalização
59%
Desenvolvimento da estratégia de marketing internacional
Capacidade de implementação de politicas de marketing mix internacional - Produto
59%
Capacidade de implementação de politicas de marketing mix internacional - Preço
67%
Capacidade de implementação de politicas de marketing mix internacional - Distribuição
67%
Capacidade de implementação de politicas de marketing mix internacional - Promoção e Comunicação
60%
Certificações e prémios com reconhecimento internacional
Capacidade das entidades obterem certificações e prémios com reconhecimento internacional
58%

RESULTADOS DAS ATIVIDADES DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Resultados operacionais e de marketing das atividades de internacionalização
Impacto das atividades de internacionalização na operação internacional
60%
Impacto das atividades de internacionalização no marketing internacional
53%
Resultados económicos e financeiros das atividades de internacionalização
Impacto económico e financeiro das atividades de internacionalização
56%
Resultados societais das atividades de internacionalização
Impacto das atividades de internacionalização na criação de emprego
50%
Impacto das atividades de internacionalização ao nível dos desafios societais
50%